Tempo de leitura: 3 minutos
Se você quer produzir fotos incríveis para vender na internet, um bom investimento é montar um estúdio caseiro, que pode ser adaptado de acordo com as suas possibilidades.
Neste post eu vou te mostrar quais são os equipamentos que eu uso:
- câmera
- lentes
- flashes
- acessórios
Quais são as marcas, os modelos e também os ajustes e configurações de cada um deles para montar a minha linha de produção em massa de fotografias
Te interessa? Conhece alguém que se interessa? Compartilhe!
Câmera
Atualmente eu uso uma Nikon D7100, mas já tive outras, com as quais fiz fotos que até hoje continuam sendo vendidas e gerando renda passiva em diversos bancos de imagens:
- Canon Powershot S110
- Canon Powershot G12
- Samsung ES70
- Nikon D70
Lentes
Eu uso basicamente 02 objetivas da Nikon:
- Uma 50 mm AF Nikkor 1.4 D, que é a minha preferida
- E também tenho uma 24 mm AF Nikkor 2.8 D
Configurações e ajustes
Na situação de luz controlada dentro de casa, eu já conheço qual é o ajuste mais adequado:
- ISO 100, para eliminar a possibilidade de aparecer ruído, e que também me dá uma qualidade de imagem melhor
- Abertura f/8, o que me dá uma profundidade de campo mais ampla para diminuir também a possibilidade de eu errar o foco
- E a velocidade de obturação de 1/125, que combinada às demais configurações, praticamente não capta nenhuma luz do ambiente interno, fazendo com que os flashes sejam as únicas fontes de luz
Flash
Eu tenho dois flashes:
- Nikon Speedlight AF SB-5000, que na época que eu comprei era o modelo top da Nikon, tanto em termos de potência quanto de possibilidades de controles e ajustes. Eu resolvi investir um pouco mais, principalmente para ganhar tempo com os ajustes, já que ele pode ser totalmente controlado pela câmera, mesmo quando está fora dela
- Youngnuo YN-560 III, que é bem mais simples, e teve uma relação custo x benefício muito favorável. Embora seja totalmente manual (os controles são todos no próprio flash, e não tem medição TTL), me exigindo um pouco mais de tempo até encontrar o melhor ajuste, ele tem algo muito interessante para mim, o modo escravo, que permite o acionamento fora da câmera.
No ambiente interno da minha casa, a potência mais adequada dos flashes (para os ajustes de câmera que mostrei agora há pouco) é a carga de 1/4, que produz imagens com fundo branco, muito procuradas pelos clientes.
Às vezes eu uso apenas um flash, para provocar algumas sombras, que tornam a foto bem interessante também.
Acessórios
Cada flash vai montado em um difusor Octabox, da Greika, de 80 cm de diâmetro.
E atrás da cena, para rebater a luz, eu uso esse tecido oxford branco (muito usado para fazer guardanapo), medindo 2 m x 1,5 m, fixado em suporte para fundo infinito.
Mas precisa de tudo isso?
Esse é o meu espaço de trabalho hoje.
Não foi sempre assim… Quando comecei a vender minhas fotos na internet, em 2015, eu não tinha nada disso. Usava uma câmera compacta e fotografava quando a luz natural permitia.
O que eu quero deixar bem claro é que você não desanime se não puder comprar isso tudo agora. O mais importante é a sua vontade de fazer acontecer, e a sua atitude de entrar em campo.
Tudo o que eu tenho hoje foi sendo adquirido aos poucos, com preparo e consciência.
À medida que você vai evoluindo como fotógrafo, você vai entendendo para que serve cada um desses equipamentos e acessórios, e como isso pode levar sua fotografia para outro nível.
Comece de onde está. Use o que você tem. Faça o que você pode. (Arthur Ashe)
E você? Como é o seu esquema de produção de fotos?
Qual foi gambiarra mais louca que você já fez?
Me conta aqui nos comentários, que eu vou ficar muito contente de saber!
Gostou deste post? Assista à versão em vídeo!
Link permanente
Estou começando agora a apostar na carreira de fotógrafa de banco de imagens, e seus posts estão ajudando a me nortear. Por isso, por enquanto, estou sem equipamento, pois quero esperar algum retorno para me inspirar a investir. Abraços
Link permanente
Oi, Mariana! Fico muito grato por saber que o conteúdo está te ajudando. Sem querer desanimar, mas eu recomendo que você se planeje para investir primeiro, e obter retorno de outras fontes além dos bancos de imagens. Estou torcendo por você. Abraço!