Tempo de leitura: 3 minutos
Uma das mais recorrentes reclamações dos fotógrafos de bancos de imagens é: “me esforço, tiro boas fotos, me inspiro nas tendências do mercado, mas minhas fotos não vendem.”
Bom, como vocês já devem ter percebido, o sucesso nos bancos de imagens vai além da composição da foto e de sua qualidade. Diante desse impasse, hoje resolvi falar sobre um fator de enorme influência sobre a venda das fotos nesse contexto:
A escolha das palavras chave. O uso das palavras chave adequadas pode ser o que estava faltando para as suas fotos serem escolhidas antes das milhares de outras oferecidas nos bancos de imagens.
O que alguns fotógrafos nos ensinam sobre o sucesso nos bancos de imagens
5 Dicas para escolha de palavra chave nos bancos de imagens
Algumas dicas e ferramentas podem ser fundamentais para os seus objetivos com a fotografia.
1- Zoom in x Zoom out: perspectiva para vender nos bancos de imagens
Antes de escolher as palavras chave, você deve olhar para suas fotos sob uma perspectiva que vai do menor para o maior. “Reduzindo o zoom”. Ou seja, observe os objetos e detalhes da foto e vá aumentando sua visão para o “todo”.
O todo envolve fatores como: ações, movimentos, situações representadas, etc.
Descreva suas percepções e reserve o que concluiu para aplicar nas dicas que vêm depois.
Essa é uma boa técnica para que você tenha uma visão bastante panorâmica do que sua foto representará no banco de imagens.
2- Use a ferramenta de auto keywording
Além da Shutterstock, o Adobe Stock Contributor Portal também é uma boa forma de começar a upar suas fotos. Ambas as plataformas têm aprimorado suas ferramentas de auto keywording, que fornecem sugestões de palavra chave para cada foto selecionada.
3- Pense como o comprador
Com base no que você pode concluir depois de aplicar a primeira dica (e também a segunda), chegou a hora de lapidar suas conclusões pensando como seu comprador pensaria.
Você deve atender às necessidades do mercado para que suas fotos nos bancos de imagens vendam, o que nos remete às tendências, composição, escolha de cores, etc.
No que diz respeito à escolha de palavra chave, você deverá refletir sobre quais palavras chave os compradores pesquisariam para encontrar o que desejam dentro do tema das fotos.
Evite palavras chave irrelevantes e se pergunte: “se eu fosse procurar pela minha foto, quais palavras eu usaria?”
5 Tendências Visuais para Fotos em Bancos de Imagens
4- Representação e Conceito
Essa dica está diretamente ligada com a primeira, que sugere aos fotógrafos que descrevam de forma analítica o que a imagem representa como um todo e por meio dos detalhes.
Depois da sua descrição, você deverá pensar no que a imagem representa conceitualmente, para que assim, você possa escolher as palavras certas para descrevê-la.
Por exemplo, suponha que a foto é a de uma criança mergulhando na piscina.
O zoom in abrange detalhes como: a água da piscina, bolhas, a piscina, etc.
O zoom out captaria o momento: verão, calor, criança, diversão, etc.
A representação e o conceito dessa imagem seriam a de felicidade, calor, cores quentes, mergulho, verão, infância, férias, coragem etc.
Confira! 4 Dicas para Fotos Noturnas
5- Mínimo 5 x Máximo 30
Você pode inserir no mínimo 5 palavras chave e no máximo 30 a 50 (dependendo do site). Por isso, tome cuidado com SPAM por escolher palavras irrelevantes demais. Além disso, invista na pesquisa para que a escolha de cada palavra seja assertiva.
Não se esqueça de separar cada palavra por uma vírgula (“,”).
Como os autorretratos nos ajudam a fotografar pessoas
4 Coisas que você não deve fazer
#1: usar números
#2: usar informações sobre a câmera
#3: usar palavras chave muito descritivas
#4: usar palavras chave irrelevantes
Depois de investir nessas dicas, compartilhe comigo seus resultados. Ficarei contente em saber!
Quer saber mais sobre como ganhar dinheiro com banco de imagens? Então inscreva-se no link que está no topo da tela para receber um material exclusivo e gratuito com dicas!